Peugeot 207 de rally

domingo, 16 de agosto de 2009

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rande estreante da temporada 2009 da Copa Peugeot, o hatch 207, preparado para andar de rali, disputa o campeonato desde de junho deste ano.
Fabricado também em Porto Real, no Rio de Janeiro, o 207 para as corridas na terra é vendido pela Peugeot Sport por R$ 50 mil, com a condição que o interessado participe, pelo menos, de 70% das etapas de cada temporada.

Além do desenho, o modelo de competição traz muitas características do carro de rua. A começar pelo motor 1.6 16V flex, que no veículo de rali é abastecido com álcool etílico e chega a 140 cavalos de potência. Para alcançar esse número, o propulsor “preparado” exigiu um novo bico injetor e vela de menor grau térmico para suportar a temperatura mais alta. O modulo de injeção foi calibrado para as altas rotações do motor e o coletor de escapamento foi redimensionado, o que aumentou o fluxo de saída dos gases.

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O câmbio manual também é derivado do modelo de série, acionado por um comando por cabo, só que com uma relação final mais curta. A suspensão é composta por molas e amortecedores da Peugeot Sport francesa, específicos para rali. Também são originais de fábrica o freio a disco nas quarto rodas que são de 14 polegadas. Mas na versão de rali, os pneus são desenvolvidos pela Yokohama para uso em competições na terra.


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Por fora, todos os acessórios incorporados são da linha da marca. Da perua 207 Escapade foram emprestados o conjunto ótico com máscara negra e as rodas em liga leve 14”. O aerofólio também é original de fábrica.


Além do preço mais acessível do carro, que segundo a Peugeot é repassado ao competidor bem abaixo do seu valor real, a marca oferece aos interessados dois macacões homologados pela FIA, vende peças subsidiadas durante as etapas do campeonato e faz o transporte gratuito dos veículos para as cidades sedes das provas. Com todos os incentivos, os competidores tem um gasto médio entre R$ 6 mil e R$ 8 mil por etapa, incluindo as despesas com viagem e equipe.


A Copa Peugeot foi realizada durante quatro anos em conjunto com o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Em 2007, a competição passou a ser organizada de forma independente pela Peugeot Sport, que também criou o Rally de Regularidade, que acontece sempre na mesma cidade do campeonato de velocidade e é voltado aos proprietários de veículos da marca.

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