rande estreante da temporada 2009 da Copa Peugeot, o hatch 207, preparado para andar de rali, disputa o campeonato desde de junho deste ano.
Fabricado também em Porto Real, no Rio de Janeiro, o 207 para as corridas na terra é vendido pela Peugeot Sport por R$ 50 mil, com a condição que o interessado participe, pelo menos, de 70% das etapas de cada temporada.
Além do desenho, o modelo de competição traz muitas características do carro de rua. A começar pelo motor 1.6 16V flex, que no veículo de rali é abastecido com álcool etílico e chega a 140 cavalos de potência. Para alcançar esse número, o propulsor “preparado” exigiu um novo bico injetor e vela de menor grau térmico para suportar a temperatura mais alta. O modulo de injeção foi calibrado para as altas rotações do motor e o coletor de escapamento foi redimensionado, o que aumentou o fluxo de saída dos gases.
O câmbio manual também é derivado do modelo de série, acionado por um comando por cabo, só que com uma relação final mais curta. A suspensão é composta por molas e amortecedores da Peugeot Sport francesa, específicos para rali. Também são originais de fábrica o freio a disco nas quarto rodas que são de 14 polegadas. Mas na versão de rali, os pneus são desenvolvidos pela Yokohama para uso em competições na terra.
Por fora, todos os acessórios incorporados são da linha da marca. Da perua 207 Escapade foram emprestados o conjunto ótico com máscara negra e as rodas em liga leve 14”. O aerofólio também é original de fábrica.
Além do preço mais acessível do carro, que segundo a Peugeot é repassado ao competidor bem abaixo do seu valor real, a marca oferece aos interessados dois macacões homologados pela FIA, vende peças subsidiadas durante as etapas do campeonato e faz o transporte gratuito dos veículos para as cidades sedes das provas. Com todos os incentivos, os competidores tem um gasto médio entre R$ 6 mil e R$ 8 mil por etapa, incluindo as despesas com viagem e equipe.
A Copa Peugeot foi realizada durante quatro anos em conjunto com o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Em 2007, a competição passou a ser organizada de forma independente pela Peugeot Sport, que também criou o Rally de Regularidade, que acontece sempre na mesma cidade do campeonato de velocidade e é voltado aos proprietários de veículos da marca.
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